por Juliana Alves - Terapeuta
Desde a antiguidade a Lua tem sido venerada como a personificação do princípio divino feminino.
Os estudos das antigas tradições e mitologias revelam que a interpretação da Grande Mãe como uma Deusa Tríplice(Donzela, Mãe, Anciã) foi baseada no ciclo das fases da Lua (crescente, cheia, minguante).
Desde a antiga Babilônia três era um número sagrado simbolizando início, meio, fim / nascimento crescimento, morte / infância, idade adulta, velhice/ corpo, mente, espírito/ pai, mãe, filho. As fases lunares caracterizam aspectos psicológicos e estágios de transformação que acompanham a trajetória mensal e anual da vida da mulher.
Ela é o princípio da reflexão, pois reflete a Luz Solar. Ela é misteriosa, suas formas mudam a cada ciclo, chegando até a desaparecer inteiramente de nossos olhos.Aplicar o conhecimento ancestral no cotidiano, pode trazer sucesso em todas as áreas da vida. Ao alinhar-se com os Ciclos da Lua, a vida flui impulsionada por esse Poder e melhora seu bem estar físico, emocional, intelectual e espiritual. Ao ser tocado(a) pelas energias da Lua e receber suas influências, você desenvolve a sensibilidade psíquica, se harmoniza emocionalmente, aumenta a inspiração e aprende a lidar com as marés naturais da vida.
Lua Nova
É a Donzela, a virgem. A Lua nova marca o inicio de cada ciclo lunar, que começa quando a lua fica invisível e na mesma direção, assim como o Sol no Céu, e atinge o clímax como Lua Cheia que é meio caminho do ciclo. Na Lua Nova o céu fica escuro, simboliza as forças despercebidas. A Lua Para manifestar os desejos de cura e bem estar para a vida. O Momento de ajustarmos a nossa intenção, de escolhermos as sementes que queremos que frutifiquem. É aqui que meditamos nas inspirações recebidas na Lua Cheia para serem manifestadas, iniciadas. Para livrar-se de toxinas do corpo e da mente. Para atrair a energia de Prosperidade, agradecer por tudo o que foi obtido na lunação anterior.
Lua Crescente
É fase de crescimento. Nela damos consistência aos nossos projetos da lua nova, para obter coisas duradouras, para investir, para aprimorar nossos passos, prosperar, para intensificar nossos relacionamentos. Para superar dificuldades, para mudança na necessidade de correção de rota. Para por em ação coisas paradas.
Lua Minguante
O momento da Anciã, da Sabedoria. Fase para expulsarmos energias, terminar trabalhos ,para diminuir
intensidades, ansiedades, medos, vícios, para neutralizar formas-pensamentos, afastar doenças, afastar pessoas negativas, quebra de paradigmas . Simboliza encerramento, destruição, transformação, sabedoria
Lua Cheia
Durante a Lua Cheia, a energia do planeta, nossa força de pensamento e preces ficam mais fortes. Os rituais da Lua Cheia ajudam na concretização de resultados. A Energia intensa da Lua Cheia acelera a realização de nossas metas, de nossos desejos. Sexo, fertilidade, poder, sensualidade. Na Lua Cheia estão todas as outras três. Na astrologia, ela representa o feminino e o sentimento, fala como lidar com suas emoções e dá informações sobre vidas passadas.
Ela ensina aspectos femininos do ser, diferentes da Mãe Terra. São aspectos selvagens, sedutores. Ela incrementa a intuição e habilidades psíquicas. Por isso é uma das energias preferidas em todos os cultos mágicos. Tem uma profunda ligação com o Elemento Água. É a energia dos sonhos. Então, que tal tirar um tempo só para você? Cuidar da sua pele, do seu cabelo, do seu corpo, da sua respiração. Resumindo: um tempo para SE AMAR!
Nos dias corridos que vivemos atualmente, é muito importante parar para Respirar. Adquira o hábito de aquietar a mente, o coração e a alma. Assim as respostas virão, pois elas moram no coração. E ouça: “A força da delicadeza, no ritmo do Universo.” (Fênix, 2016)
Namastê!