

Envelhecer é um processo biológico natural, antes considerado um fenômeno, hoje, faz parte da realidade da maioria das sociedades. O mundo está envelhecendo. Tanto isso é verdade que se estima para o ano de 2050 que existam cerca de dois bilhões de pessoas com sessenta anos e mais no mundo, a maioria delas vivendo em países em desenvolvimento. O grande desafio é prevenir, tratar e cuidar daqueles que possuem problemas típicos das pessoas de idade avançada, tais como: imobilidade, instabilidade, incontinência, insuficiência cerebral, iatrogenia e prejuízos para a independência funcional.
O estado clínico caracterizado por distúrbios de cognição, humor, consciência, atenção, memoria (imediata, registro e retenção), de início agudo ou em sobreposição a distúrbios crônicos da cognição é de preocupação de especialistas, cuidadores e familiares. Podem ser desencadeados por infeções, distúrbios metabólicos ou lesões estruturais do SNC. É de fundamental importância o seu reconhecimento, dado a frequência de aparecimento no idoso, levando muitas vezes à tratamento intempestivos e errôneos com consequências graves.
Os Florais de Bach são indicados para auxiliar pessoas idosas que na maioria das vezes fazem uso de remédios alopatas para hipertensão arterial, diabetes, insuficiências cardíaca e renal e sequelas de AVC e traumas.
Com ação para fortalecimento e equilíbrio do estado emocional e não tem contraindicação são indicados por não apresentarem efeitos colaterais ou interações medicamentosas.
Temos várias essências que podem ser uteis na reorganização das energias desses pacientes:
E o floral do aprendizado e ajudam os idosos a não repetirem os mesmos erros…Esse floral desperta a paciência, a calma e a humildade para reconhecerem seus erros e acertos do passado.
Quando o idoso tem medo de perder o controle e a sanidade mental.Traz serenidade e confiança para ele enfrentar fases difíceis pelas quais passam na velhice. E a essência do autocontrole.
Trabalha a arrogância e a tolerância tão comum entre os idosos. Que não aceitam deslizes das pessoas tornando se críticos. Traz flexibilidade e vontade de ajudar aceitando as diferenças.
Liberta o idoso das culpas pelo que ele fez durante a vida. Devolve a eles a compreensão de que os fatos podem ter acontecido em virtudes das circunstancias especificas em cada caso.
Para os medos reais como andar depois de algum tempo em tratamento, medo de baratas e bichos em geral medo de perder a sanidade e etc. Devolve ao idoso a certeza de que ele não está sozinho.
Neutraliza a ira, o ódio, a bronca, e traz a compreensão e alegria De viver apesar das limitações motoras e nutricionais. Aprendem a levar a vida com leveza e de um modo divertido.
Para o idoso que se queixa de tudo e exige atenção alheia o tempo todo. E o antidoto para pessoas possessivas e egoístas. Traz o amor verdadeiro e incondicional.
Idosos que não se desligam do passado, insistem em se lembrar de momentos bons ou mau vividos. Chegam a se desinteressar pelo momento atual, com emoções que vem dessas lembranças, que geram um estado fantasioso. Traz a alegria pelo aqui agora com interesse e participação do hoje.
Idosos super protetores e cheios de receios pelos entes queridos a ponto de aborrece lós com tantos cuidados. O floral ajuda o a ver o outro com serenidade e lucidez.
Ajuda o idoso a se livrar das capas de proteção criadas pelas circunstancias da vida…ajudando na flexibilidade e na capacidade de viver a vida em sintonia com o próximo.
Estado de humor instável. Vão da alegria as lagrimas em instantes…o floral devolve o equilíbrio e a autoconfiança. Citamos alguns florais, mas um Terapeuta Floral poderá sempre avaliar para indicar os Florais para cada situação e sofrimento individual. Cada idoso tem sua história de vida, seus traumas e dificuldades individuais, e sofrimentos que talvez só a família perceba e reconheça que ele está diferente e que mudou principalmente o humor e suas atitudes,
Esses florais de Bach com certeza ajudarão nossos amigos e familiares que já foram crianças , adolescentes ,formaram famílias, lutaram pela vida e foram perdendo aos poucos os bens mais preciosos como pais ,irmãos e cônjuges, além de perdas auditivas, motoras e tantas outras dificuldades que foram surgindo com o passar dos anos , merecem um envelhecimento confortável, e que este conforto se inicie com nosso carinho em oferecer um acompanhamento com flores, a sutileza das essências florais, a natureza da terra com equilíbrio com a natureza humana, e um idoso feliz, em harmonia, compreendendo melhor o momento que estão vivendo sem amargura e com muita aceitação, trazendo alegria de viver, paz no convívio com amigos e familiares, companheirismo e participação na vida até o último instante desta existência, com a certeza de que não estão sozinhos.
Estaremos junto a eles com todo Amor.